Esta loja necessita de JavaScript habilitado para funcionar.

Compre pelo telefone: (41) 3668-0680

Cuidados essenciais para manter sua arma de airsoft em perfeito estado

07 fev, 2018

As armas de airsoft precisam de cuidados e manutenção como qualquer outro tipo de arma. A frequência de limpeza dependerá justamente da frequência de utilização da mesma. No geral, após aproximadamente 2 mil tiros, você deve limpar a arma e desmontar as partes removíveis que não afetem a garantia da sua arma. A primeira e principal dica que você deve sempre seguir é ler o manual da sua arma e seguir corretamente o que ele diz para a manutenção.

Uma das partes que merece mais atenção é o cano da arma, pois um cano sujo atrapalhará a saída da esfera, podendo diminuir sua pressão ou até mesmo fazer com que a bolinha fique presa na arma.

Antes de começar a limpeza do cano, retire o magazine da arma, deixe o seletor em disparos únicos e dispare a arma, isso é necessário para garantir que não reste nenhuma esfera no cano (sempre após utilizar a arma é indicado realizar este procedimento). Para limpar o cano, é recomendado usar apenas óleo de silicone, pois outros produtos podem causar problemas na parte interna da arma.

As armas vêm geralmente acompanhadas de uma vareta para a limpeza. Na ponta da vareta, há um tecido que deve ser umedecido com o óleo e então inserida no cano para realização da limpeza. Nunca force a vareta no interior do cano, mesmo que encontre algum obstáculo pelo caminho, não force para o ultrapassar, pois poderá causar danos à arma. Nesse caso, o mais indicado é a ajuda de um profissional. Também não force para a vareta chegar até o magazine, isso não é necessário e poderá causar problemas na arma. O tecido deve ser trocado sempre que sair com sujeira. Você saberá que o cano está limpo quando o pano não apresentar sujeira.

Também é bom observar se não há parafusos frouxos na arma, pois isso pode acontecer devido às vibrações causadas pelos tiros. 

Armazenamento da sua airsoft

Na hora de transportar a sua arma, existem alguns cuidados a serem tomados, como, jamais expor a arma, sempre a carregando em uma caixa de segurança ou mala. Isso é fundamental para garantir a sua segurança e a de outras pessoas e para não causar pânico ou confusões por pensarem que se trata de uma arma de fogo.

Quando for guardar sua arma acione a trava de segurança e remova a bateria, o ideal é removê-la logo após terminar o jogo. Fazendo isso você evitará disparos acidentais e deixar a bateria na arma fará com que ela descarregue.

É importante não guardar a arma com munição e em um local seco e limpo, longe da luz do sol e sem excesso de calor, principalmente as armas e equipamentos que forem de plástico. 

A arma deve ficar em um local fechado, como um armário com as portas trancadas. Usar panos para envolver a arma e assim evitar possíveis arranhões nela também é uma boa. Já as munições não devem ficar no mesmo lugar que as armas, sempre que possível guarde as esferas em um local afastado e bem trancado.

Os reservatórios de gás das armas GBB's devem conter apenas um pouco de gás quando estiverem guardados, não sendo indicado guardar vazios, pois o gás ajudará a prevenir a expansão e ressecamento dos anéis expansíveis do reservatório. A arma também deve estar sem o carregador e a câmara.

Lembre-se de verificar se a mola não está comprimida, pois ao guardar com a mola pressionada, a arma perderá sua potência com o tempo.

Cuidados durante o uso de sua arma de airsoft

Quando falamos de armas de airsoft, é interessante entender que além do armazenamento, existem outros cuidados para a arma funcionar bem e durar mais. Esses cuidados são específicos para cada tipo de funcionamento também. Veja abaixo.

Armas movidas a gás

Para as armas movidas a gás, o mais importante é checar a vedação e garantir que não há vazamentos. Um bom funcionamento só ocorrerá se a arma tiver um bom fluxo de ar.

Airsoft spring

Este tipo é o mais simples de limpar e manter. Na hora de limpar, tenha certeza de que a mola está se movendo com facilidade e funcionando corretamente. Limpe esta arma borrifando com óleo lubrificante as partes móveis, como o gatilho, o slide e onde você desliza o clipe. Limpe o excesso antes de montar a arma novamente.

Airsoft elétricas

No caso deste tipo de arma, o mais importante é você se certificar de que está utilizando uma bateria de voltagem correta, tanto para garantir um bom funcionamento quanto para prevenir problemas futuros.

Entendeu os cuidados com airsoft necessários? Saiba ainda mais com outros conteúdos do Mundo da Carabina

Agora que você já sabe os principais cuidados com airsoft, fique atento também a outros materiais com dicas sobre Airsoft aqui no Mundo da Carabina e aproveite para conferir as melhores armas, peças para airsoft, munições e equipamentos que temos em nosso site!


Deixe a sua opinião:

 
 
 

Opiniões sobre este conteúdo

  • Reinaldo Martins dos Anjos em 27/08/2022

    Uma fuvuda: numa arma de fogo, deixar o carregador om munição não prejudica a mola, pelo contrário, ajuda a manter a mola ativa. No caso das airsofts e airguns, o princípio é o mesmo?

    @resposta: Ola senhor Reinaldo, tudo bem ? Exatamente amigo, no airsoft como se trata de uma mola diferente da mola de um carregador de uma arma de fogo, no airsoft a mola sim pode perder sua força, por esse motivo que nao indicamos guardar por muito tempo com as munições no carregador.

Ícone: WhatsApp WhatsApp