Esta loja necessita de JavaScript habilitado para funcionar.

Compre pelo telefone: (41) 3668-0680

O que é o Airsoft?

30 out, 2017

Airsoft, esporte em que a honra dos jogadores é fundamental e que se destaca pelo realismo!

O airsoft é um esporte de simulação de combates militares, no qual os jogadores participam de operações em ambientes fechados ou ao ar livre. Geralmente essas áreas também possuem uma grande extensão, assim como os campos de batalhas reais. O airsoft tem grande destaque em diversos países asiáticos, como Japão, China, Taiwan, Macau, Coreia do Sul e Filipinas, pois, nessas regiões, a burocracia para adquirir uma arma de fogo é muito rígida. 

O airsoft vem crescendo no Brasil e tem como principais princípios a honra e a honestidade dos jogadores, pois no airsoft não é utilizado tinta para comprovar que o oponente foi atingido, como em outros jogos de simulação militar. Dessa forma, o jogador, ao ser atingido, precisa entregar-se. No airsoft, podem ser simuladas ações como invasão de território, eliminação de adversários, resgate de reféns e muitas outras.

No Japão, na década de 1970, o airsoft foi criado e desenvolvido por um grupo de amigos apaixonados por armas que desejavam criar um jogo com estratégias militares e com armas, mas que não fossem necessárias armas de fogo. Devido às leis do país, o porte de armas para civis era proibido. Logo, o jogo passou a se popularizar em todo o mundo, porém, no Brasil, o airsoft começou a se tornar popular apenas no início dos anos 2000. Com o crescente surgimento de equipes de airsoft no Brasil, ocorreu o primeiro evento nacional, a Operação Fênix, em novembro de 2009.

Diferentemente de jogos como o paintball, considerados mais como uma brincadeira, no airsoft, o objetivo é simular com o máximo de realismo uma ação de combate. Hoje em dia, o airsoft também é utilizado como treinamento militar. 

O airsoft segundo as leis brasileiras

No Brasil, o airsoft é um esporte regulamentado pelo Exército Brasileiro, mas não precisa ser militar para poder praticar, apenas é necessário ser maior de 18 anos.

Já a respeito das armas utilizadas no airsoft, mesmo sendo réplicas de armas de fogos, é preciso sempre estar portando a nota fiscal que comprova que ela é legalizada no Brasil. 

As armas de airsoft

Como já citado, as armas utilizadas no airsoft são réplicas quase idênticas às armas reais, porém, geralmente, são feitas de plástico e com algumas partes em metal para aumentar a semelhança com armas de fogo. As munições dessas armas são bolinhas de plástico, também conhecidas como esferas ou BB's. 

As armas de airsoft são separadas em três tipos diferentes de funcionamento, por ação de mola, também chamadas de Spring, elétricas (AEG) e a gás (GGB). Cada tipo de arma de airsoft é mais indicada para determinadas simulações e posições dos jogadores, pois cada uma apresenta um desempenho diferente. Por exemplo, para quem está iniciando no esporte é mais indicado uma arma AEG, como explicamos neste post

Um detalhe importante sobre as armas de airsoft é que todas possuem uma espécie de protetor laranja na ponta. Esse protetor nunca deve ser retirado, pois ele é obrigatório para diferenciá-las das armas de fogo. Você deve adquirir uma arma de airsoft apenas em locais e lojas autorizadas pelo exército, como o Mundo da Carabina.

Equipamentos necessários para praticar airsoft

Entre os equipamentos essenciais e recomendados para a prática de airsoft estão:

  • Pistola ou rifle de airsoft;
  • Óculos de proteção;
  • Capacete;
  • Máscara;
  • Colete;
  • Luvas;
  • Botas;
  • Farda;
  • Joelheiras;
  • Cotoveleiras;

Regras e segurança do airsoft

Assim como a maioria das modalidades esportivas e jogos, o airsoft também possui regras para garantir a segurança e a diversão dos participantes. Abaixo, veja algumas das principais regulamentações.

Idade mínima para participar

De maneira geral, a idade mínima para participar dos campos de batalha é de 18 anos. Porém, alguns campos e eventos permitem a entrada de menores quando estão acompanhados de seus pais ou responsáveis.

Honestidade

Honestidade é um ponto muito importante do airsoft. O participante atingido por um projétil deve ter a sinceridade de admitir o contato e se remover do jogo. Ao ser atingido, também é necessário que se levantem os braços e que se coloque um pano vermelho na cabeça, conhecido como "kill rag".

Rendição

Se o jogador conseguir chegar a uma distância de cinco metros do oponente sem que ele perceba, poderá falar “rendido” sem efetuar o disparo.

Caso o time adversário esteja com vantagem numérica ou se a distância for maior do que cinco metros, essa rendição será inválida.

Silêncio

Morto não fala, não é? Portanto, ao receber algum tiro o participante "morto" na simulação deve ficar em silêncio e não entregar a posição dos participantes remanescentes em seu time.

Segurança

Segurança é um dos pontos mais importantes. Por isso é uma regra fundamental que os equipamentos de segurança, especialmente os óculos de proteção, sejam utilizados a todo momento na área do jogo.

Entendeu o que é airsoft? Saiba mais aqui no blog do Mundo da Carabina

Agora que sabe o que é airsoft, ficou mais interessado em saber mais desse esporte que cada vez vem ganhando espaço e adeptos? Fique sempre atento ao Mundo da Carabina, além da enorme variedade de produtos para airsoft que temos em nosso site, também estaremos disponibilizando mais conteúdos!


Deixe a sua opinião:

 
 
 

Opiniões sobre este conteúdo

Este conteúdo ainda não teve comentários.
Ícone: WhatsApp WhatsApp