Esta loja necessita de JavaScript habilitado para funcionar.

Compre pelo telefone: (41) 3668-0680

Tiro com arco também é um esporte?

19 dez, 2017

Conheça um pouco mais do Tiro com Arco, arqueirismo e arquearia. A prática de utilizar um arco e flechas para acertar um alvo!

A história do Tiro com Arco teve início ainda no período Paleolítico. Há cerca de 15 mil anos o arco e flecha era utilizado como instrumento de caça e posteriormente como importante arma de guerra, porém, com o desenvolvimento da pólvora o Tiro com Arco deixou de estar presente nas guerras e aos poucos se tornou um esporte e entretenimento, sendo o torneio mais antigo que se há registros o Scorton Arrow disputado em 1673 em Yorkshire na Inglaterra.

Em 1879, mais de dois séculos depois, foi realizado o primeiro Campeonato Americano da modalidade, organizado pela Associação Nacional de Arquerismo dos Estados Unidos. A Federação Internacional de Tiro com Arco (FITA) foi fundada apenas em 1930, realizando o primeiro Campeonato Mundial de Tiro com Arco na Polônia.

O Tiro com Arco nos Jogos Olímpicos

A primeira Olimpíada a contar com o Tiro com Arco foi a de Paris no ano de 1900 com apenas seis provas de arco e flecha, porém, após as olimpíadas de 1920 o esporte não foi mais considerado como uma modalidade olímpica, voltando aos jogos somente em 1972 . O Tiro com arco também foi um dos primeiros esportes a incluir a participação das mulheres nos jogos já na sua segunda participação, em 1904. As disputas por equipes de três pessoas passaram a ocorrer nas Olimpíadas de 1988, em Seul, Capital da Coreia do Sul.

O Tiro com Arco no Brasil 

No Brasil o Tiro com Arco chegou por volta de 1955 através do comissário de voo Adolpho Porta. O comissário da Panair do Brasil trabalhava em Portugal e conheceu o esporte em 1950. Quando voltou ao Brasil trouxe arcos, flechas e alvos, além de um regulamento da FITA. Adolpho então difundiu o esporte no Rio de Janeiro e no mesmo ano ocorreu o primeiro torneio nacional de Tiro com Arco.  O Brasil se filiou à FITA 1972, enviando os arqueiros Renato Joaquim Emílio e Arcy Kempner para o Campeonato Mundial, mas apenas nos Jogos Olímpicos de Moscou em 1980 que atletas brasileiros de Tiro com Arco estiveram presentes pela primeira vez em uma Olimpíadas.  Apesar disso, a Federação Brasileira de Tiro com Arco foi criada apenas em 1991, devido ao grande crescimento de federações estaduais e do aumento do número de atletas.

Curiosidades: 

- Em alguns países ainda há grupos de arqueiros treinados pelas forças armadas. 

- Apesar de popularmente conhecido com arco e flecha, em 1991 o esporte recebeu o nome oficial de Tiro com Arco pela Confederação Brasileira de Tiro com Arco devido a exigências internacionais. 

- Em apenas uma hora praticando arco e flecha você elimina cerca de até 234 calorias.

- Atualmente as flechas são de alumínio e carbono, mas antes eram feitas à mão com penas de peru.

- Quando um atleta consegue realizar a jogada chamada Robin Hood, uma das mais raras desse esporte,  pode levar a flecha para  a casa para guardá-la como troféu. A jogada consiste em acertar a flecha na parte de trás de outra flecha que já esteja fincada no alvo, consequentemente partindo a flecha que já estava no alvo. 

- Para marcar as suas flechas os arqueiros escrevem seu nome ou suas iniciais nelas.  

Agora que você já conhece um pouco mais desse esporte aproveite e confira a grande variedade de  equipamentos para arquearia que temos aqui no Mundo da Carabina!


Deixe a sua opinião:

 
 
 

Opiniões sobre este conteúdo

Este conteúdo ainda não teve comentários.
Ícone: WhatsApp WhatsApp