Esta loja necessita de JavaScript habilitado para funcionar.

Compre pelo telefone: (41) 3668-0680

O que eu preciso saber para praticar tiro esportivo?

11 dez, 2017

O tiro esportivo assim como qualquer esporte também necessita de equipamentos adequados e cuidados básicos para evitar acidentes.

Cada vez mais pessoas estão aderindo a prática do Tiro Esportivo, seja para diversão ou competição. Para ajudar você que está começando agora no Tiro Esportivo ou ainda está apenas interessado no esporte separamos algumas dicas para você praticar com mais qualidade e segurança. 

Armas de pressão

Para praticar Tiro Esportivo recomenda-se o uso de armas de pressão. Diferentemente das armas de fogos as armas de pressão atiram setas metálicas ou chumbos e dão apenas um tiro por vez. A energia das armas de pressão é bem menor do que as de fogo, pois o disparo ocorre pela pressão do ar comprimido gerado por uma mola, por um pistão a gás ou por um reservatório interno de ar comprimido ou gás carbônico. 

As armas de pressão com calibre até 6 mm podem ser adquiridas por pessoas maiores de idade sem a necessidade do Certificado de Registro (CR). Na hora de transportar a arma é indicado que sempre esteja com a nota fiscal original e não fique expondo a arma de forma ostensiva.

Há dois tipos de arma de pressão para a prática do Tiro Esportivo, as pistolas e as carabinas. As pistolas são armas menores, mais curtas e podem ser seguradas apenas com uma mão. As disputas com pistolas de pressão são divididas em categorias diferentes como sport, pistola livre, pistola de ar e tiro rápido. Já as carabinas são armas maiores, possuem cano longo, apoio para o ombro, indicadas para distâncias maiores e necessitam da utilização das duas mãos, uma para apontar e a outra para realizar o disparo. As carabinas de pressão podem pesar até 8 kg para os homens e até 5 kg para as mulheres. 

Munições (chumbinhos)

Existe mais de um tipo de chumbinho, cada um sendo mais indicado para determinadas situações e variando de calibre (4.5 mm, 5.5 mm e 6.35 mm). 

Chumbos esféricos: Esse tipo de chumbinho permite uma penetração profunda no alvo, era bastante utilizado há algum tempo, mas por não ser tão eficiente deixou de ser tão usado. 

Chumbos diabolo: Esses chumbos resultam em tiros mais precisos. Por possuírem rotação horizontal os chumbos diabolo dão ao atirador um conhecimento da trajetória e comportamento do projétil.

Chumbos de cabeça plana: Ao atingirem o alvo esse tipo de chumbo faz um pequeno buraco no ponto de contato facilitando a contagem de acertos. Mais usados em distâncias até 20 metros os chumbos de cabeça plana são indicados para a prática de tiro em alvos de papel ou cartão.

Chumbos de cabeça arredondada: Possuem aerodinâmica e versatilidade de uso, geralmente usados em prática de tiro informal em alvos não tradicionais, como placas de madeira ou latas de refrigerante. 

Chumbos de cabeça pontiaguda: Possuem as mesmas características dos chumbos de cabeça arredondada, porém, permitem uma maior penetração dos alvos.

Chumbos de cabeça oca: A precisão é de apenas 20 metros de distância e por isso não é muito utilizado. Possui comocaracterística a rápida expansão ao atingir o alvo.

Atenção com a segurança 

As armas de pressão precisam de cuidados, é importante lembrar que ela não pode ser considerada um brinquedo e muito menos ser manuseada por crianças.  Sempre mantenha a arma guardada em uma bolsa ou maleta adequada, sem munição e travada. 

Nunca aponte a arma para pessoas ou animais pois mesmo a munição sendo chumbinhos, devido às molas, a arma pode causar machucados e acidentes semelhantes os de armas de fogo. Quando estiver praticando sempre mantenha a concentração e atenção na arma, evite ao máximo distrações para evitar disparos acidentais. 

O local para a prática do Tiro Esportivo também merece atenção, sempre deve ser um lugar protegido de passagens inesperadas de pessoas ou animais. O alvo deve ser colocado em um local seguro como uma parede ou um barranco que possua uma espessura suficiente para que o projétil não o transpasse. 

Proteção para os olhos

Entre os principais equipamentos para proteção individual para a prática do Tiro Esportivo está os óculos para a proteção dos olhos.  Durante a prática do Tiro Esportivo os olhos podem ser feridos pelo salto de fragmentos dos projéteis disparados. 

O maior risco é no momento do disparo devido as altas pressões que podem lançar resíduos direção do olho do atleta. Os resíduos podem ser grãos de pólvora não queimada, lubrificantes aplicados em excesso e até mesmo sujeira acumulada na arma.

Proteção para as orelhas

Para a prática do Tiro Esportivo é indicado o uso de protetor auricular. Sem a proteção você irá aos poucos perder a sua audição devido a exposição dos ruídos e as altas pressões geradas pelas armas.

Alvos 

Para treinamentos e competições você precisará de alvos que sejam seguros.  Os alvos de cartão são uma boa opção por evitarem ricochete de projéteis em baixa velocidade, já os alvos rebatíveis possuem formatos variados e são práticos, pois após o tiro você pode levanta-los novamente na posição inicial utilizando uma corda, ou seja, sem a necessidade de se deslocar até o alvo para colocá-lo na posição desejada toda vez que o derrubar com o tiro. Os alvos rotativos também possibilitam horas de diversão sem precisar se deslocar até o alvo para o colocar na posição adequada.

Agora que você já conferiu nossas dicas para praticar Tiro Esportivo aproveite a grande variedade de armas e acessórios  que temos disponíveis no Mundo da Carabina!


Deixe a sua opinião:

 
 
 

Opiniões sobre este conteúdo

  • João Marcelo Barbosa em 25/09/2022

    Queria participar do torneio de tiro e não sei como fazer isso e preciso de ajuda de vcs ai

    @resposta: Olá tudo bem senhor João. Nós do MUNDO DA CARABINA nao organizamos competições de tiro senhor, mas sabemos que essas competições geralmente acontecem nos clubes de tiro, acredito que entrando em contato com algum clube de tiro mais próximo do senhor, vai conseguir ter maiores informações.

  • Marcelo em 03/01/2022

    Estou começando a olhar; local e custo para montar um clube de tiro de precisão na minha cidade, região metropolitana de Belo Horizonte MG...

    @resposta: Que legal Marcelo, muito bacana, boa sorte e muito sucesso nesse empreendimento!!

Ícone: WhatsApp WhatsApp